Produtos

Origem da Raça

A raça Dorper foi desenvolvida para atender um único propósito de produzir carne o mais eficiente possível sob variadas e mesmo desfavoráveis condições ambientais, e seu desenvolvimento faz parte da história econômica da produção de ovinos das regiões áridas e semi-áridas da África do Sul.


Ovelhas Dorper pastando na savana Sul-africana

Durante a década de 1930, a África do Sul produzia uma grande quantidade de carne ovina, originária principalmente de raças africanas, incluindo a Blackhead Pesian (cabeça preta) conhecida no Brasil como Somalis. Parte dessa produção era exportada para Inglaterra. Mas, em pouco tempo, devido ao excesso de gordura que as carcaças destas raças apresentavam, foi preterida pela carne ovina produzida pela Nova Zelândia.

Diante deste fato, governo e produtores decidiram importar raças especializadas na produção de carne, dentre elas a South Down Hampshire Down, Border Leicester, Suffolk e Dorset Horn para produzirem carcaças mais aceitáveis não somente para as donas de casas Sul-africanas, como também visando o mercado externo. Assim, ovelhas de varias raças; corno a Afrikaner Merino e Blackhead Persian foram cruzadas com reprodutores dessas raças, em estações experimentais e em rebanhos privados. Dentre esses cruzamentos, o que obteve mais sucesso foi aquele entre a raça Dorset Hom x Bleakhead Persian. Os cordeiros produtos deste cruzamento cresciam mais rápido e apresentavam carcaças mais musculosas ao abate e as fêmeas, geralmente, não apresentavam problemas de estacionalidade reprodutiva.

A partir de 1946 teve inicio realmente o projeto de desenvolvimento da raça Dorper, entretanto, o nome e a cor de pelagem preferida na nova raça dividiram os criadores Sul-africanos. Alguns preferiam animais totalmente brancos denominando-os de Dorsian, enquanto outros, na sua grande maioria, preferiam animais de pelagens brancas com a cabeça preta, a pele bem pigmentada e que eles denominaram de Dorper.

Fonte: Livro, OVINOS DE CORTE A RAÇA DORPER
Voltar




Desenvolvido por:

Web Designer and Technology
© Copyright 2004 - Fazenda Belo Vale - Todos os direitos reservados

End.: Rua Manuel Novaes, 54 - Centro - Jacobina - BA. CEP: 44700-000
Fones: (74) 3621-4040 ou 3621-6000 (à noite) e-mail: dorper@dorper.com.br